A Comunidade das Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola “CEEIA”, tem como objectivo apoiar as empresas nacionais exportadoras e internacionalizadas, fomentar um maior nível de negócio para a economia Nacional, alavancarem-se a um maior nível Internacional, bem como auxiliando-as com melhores práticas, com políticas e troca de conhecimento e cooperação com congéneres internacionais.
Vocacionada para os mercados internacionais, e apoiando directamente os seus associados, a CEEIA organiza-se para partilhar conhecimentos, identificar oportunidades e realizar parcerias, no sentido de aumentar a escala e volumes de exportação de produtos e serviços angolanos, bem como o investimento angolano no exterior. Para o cumprimento desta missão, os membros que constituem a CEEIA pretendem:
• Estabelecer parcerias e acordos internacionais;
• Realizar estudos de prospecção e viabilidade económica;
• Dar apoio nas negociações internacionais e de investimento;
• Prestar assessoria na optimização dos projectos de Exportação e Internacionalização com estratégias adequadas e inovadoras de entrada em novos mercados;
• Apoiar os sócios na organização de feiras e eventos no exterior.
• Garantir a qualidade e a certificação de origem do produto;
• Prestar informação e efectuar análises económicas e de investimento;
• Fazer publicações económicas periódicas e de investimento;
• Prestar assessoria na obtenção de incentivos estatais, consultoria de negócios e jurídica;
• Realizar workshops, sessões de treino, conferências e seminários sobre legislação e temas relacionados com o comércio internacional;
• Colaboração com os Órgãos da Administração Pública;
• Promover a cooperação, o intercâmbio de ideias e solidariedade entre os seus sócios.
• Funcionar a uma só voz junto das instituições incumbidas de regular relativamente à exportação e à internacionalização.
A grande missão da CEEIA passa por permitir aos seus sócios que, de forma coordenada e congregada, se afirmem como competidores de mérito internacional, capazes de deixar a sua marca além-fronteiras e de alavancar outras entidades que se proponham ao mesmo desafio e que careçam desta interacção.